data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Greice Pozzatto (Diocese de Cruz Alta/Divulgação)
Entre 150 mil e 170 mil romeiros são esperados, neste domingo, em Cruz Alta, para a tradicional Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima, que está completando 68 anos. O evento religioso, que começará com uma missa, às 8h, na Catedral Diocesana está entre as cinco maiores procissões do Rio Grande do Sul.
A peregrinação da Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo até o Santuário Diocesana Nossa Senhora de Fátima, prevista para começar às 9h, terá um percurso de 1,5 km, praticamente em linha reta. Às 10h, o bispo diocesano de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi, celebrará a Missa do Romeiro. A Bênção da Saúde ocorrerá às 14h30min.
Rede de postos cadastra currículos para trabalhar em unidade de São Gabriel
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima passou a ter esse nome em 2016, mas o monumento com uma imagem de 32 metros da virgem foi inaugurado em outubro de 1952. O local, na Avenida Padre Pacheco, recebe devotos com missas diárias de terça-feira a domingo, às 16h.
- Esperamos que os romeiros peçam a interseção de Nossa Senhora contra os males corporais, as doenças, e os males espirituais decorrentes da falta de fé. O mundo está cheio de aflições e contradições, com tantas desgraças, especialmente com os jovens, vítimas de tantas mortes pelos vícios - diz o padre Ari Pedro Braganholo, pároco do Santuário.
Júlio de Castilhos abre nesta sexta-feira plantio da soja no Estado
FESTA
A Comissão Organizadora da 68ª Romaria, composta por 11 casais, mobilizou milhares de voluntários para garantir uma boa recepção aos devotos de Nossa Senhora. Durante os três dias que antecedem a procissão, cerca de 600 pessoas participam das atividades de preparação de alimentos que serão vendidos no domingo.
- Só na parte do churrasco são mais de 120 pessoas. Temos ainda o pessoal que assa galeto e confecciona cucas, cachorro-quente, salada de fruta e guloseimas - conta Cátia Stafanello, que preside a comissão com o marido, Dirceu Stefanelo.
Poeta radicado no Vale do Jaguari lança livro com poema sobre vítimas da Kiss
APARECIDA
Já em Restinga Sêca, domingo é dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida. Pelo menos duas festas em honra à santa ocorrerão no município. A maior é a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que reúne anualmente cerca de mil devotos que percorrem cerca de 10 km da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus até a localidade de Aparecida, passando pela Avenida Júlio de Castilhos e pela ERS-149. A saída será às 7h, com previsão de chegada às 10h15min. Haverá missa campal e festa durante todo o dia. A outra procissão sai às 10h de Ribeirão com destino à comunidade de Santuário, onde haverá missa, almoço e festa.
A PROCISSÃO
- 8h - Celebração eucarística na Catedral
- 9h -Início da procissão da Catedral até o Santuário, com percurso de 1,5 km e previsão de uma hora de caminhada
- 10h - Missa do Romeiro no Santuário
- 12h45min às 14h15min - Apresentações artísticas
- 14h30min - Bênção da Saúde
O QUE SERÁ VENDIDO
- 4 mil quilos de carne
- 500 espetos de galeto
- 3 mil cucas
- 2 mil cachorros-quente
- 1,7 mil pastéis